Nos últimos tempos tenho me deparado com textos escritos por autores que se auto-denominam cristãos (incluindo pastores) abordando assuntos polêmicos repletos de distorções e conselhos infundados feitos, inclusive, sem mencionar sequer um versículo bíblico. Assuntos da moda, que têm sido parte do cotidiano de nossa juventude que, por sua vez, para adquirir uma postura sábia para debatê-los, carece de bases bíblicas e não de pontos de vista pessoais.
Caso você seja daqueles que gostam de ler textos com tons de "auto-ajuda" então não perca seu tempo: aqui você não encontrará nada que o fará encontrar ajuda em si mesmo. Agora se você, como eu, curte a ajuda que vem lá do alto, tendo como base a Palavra de Deus revelada nas Escrituras, seja bem-vindo, este é o seu lugar.
Atualmente muita coisa tem afligido a juventude cristã que se vê, por vezes, perdida e sem bases para adotar uma postura que agrada a Deus diante dos amigos descrentes. A Bíblia diz que os crentes em Jesus são novas criaturas (2 Cor 5:17) e, por este motivo, é preciso agir como tal de maneira a demonstrar seu amor e gratidão pela morte de Cristo em nosso lugar (1 Cor 6:20; Rm 8:5). Há uma infinidade de assuntos polêmicos a serem tratados mas hoje trataremos especificamente do tema "ficar".
Ele(a) chegou; e pra "ficar"!O que significa "ficar"? Uma reportagem da Veja entitulada "O Negócio é Ficar" o descreveu assim:
"Ficar . . . transformou-se na definição de um pré-namoro, em que apenas abraços e beijinhos não têm fim--mas isso não significa que exista um compromisso entre os que ficam."
Ainda navegando na net deparei-me com o posicionamento da "Terapia Comportamental Cognitiva" e fui surpreendida com uma informação até então desconhecida por mim:
"Pela visão da Terapia Comportamental Cognitiva, o ficar está na contramão do que todos os indivíduos efetivamente desejam, que é encontrar alguém com quem se possa estabelecer um vínculo compromissado e envolvido por afeto e sentimentos profundos, um romance verdadeiro. As pessoas buscam, buscam e não encontram, não porque não desejam, mas sim porque o meio não favorece ou não estimula esse tipo de relacionamento. O indivíduo se sente excluído ou diferente de todos, tornando-se frio e descrente da possibilidade de viver um relacionamento a dois. " (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/amoresexo_ficar.htm)
Se até o mundo já sabe disto, o que falta então o crente saber para entender que esta prática é destrutiva, e vai muito além de "proibições religiosas"? Afinal, a Bíblia pode nos ajudar a ter bases sobre este assunto?
De acordo com o BLOG do "Tempos de Crises", existem biblicamente ao menos duas razões pelas quais o jovem cristão não deve entrar na onda do "ficar":
Amizade bíblica implica em compromisso. O livro de Provérbios esclarece a natureza da verdadeira amizade: ela exige constância (Pv. 17:17, 18:24), lealdade (17:10), e compro-misso (17:17). Não é influenciada pelo "exterior" como bens materiais e aparências (19:4,6,7; 14:20,21). Sempre pensa no bem-estar do outro, não na sua própria gratificação, e não mede esforço para provocar melhoras no caráter do outro (27:17; cf. 27:5,6). A amizade verdadeira segue o padrão de amor em 1 Co. 13:4-8. O compromisso de se dar é muito raro em nossos dias, mesmo entre amigos, e praticamente inexistente no "ficar".
Biblicamente, o envolvimento físico legítimo entre duas pessoas sempre exige compromisso sério entre elas, especificamente, casamento. A união física de duas pessoas reflete uma aliança (compromisso) entre elas (Pv. 2:17, Ml. 2:14, Gn. 2:24). Deus criou as expressões físicas de amor e intimidade como uma "escada biológica". No plano de Deus, cada degrau da "escada" leva naturalmente para o próximo, até alcançar o "topo", a consumação sexual. Deus deixa bem claro que esta experiência se reserva para casais casados (Hb. 13:4).
Consequências da curiosidade, rebeldia ou fraqueza
Sabemos que toda ação resulta em uma consequência, seja ela boa ou má. E no caso de "ficar" não é diferente. Pra quem lutou contra a carne e não conseguiu vencer (Rm 7:19) certamente está passando ou passará por uma ou mais das seguintes consequências:
Má reputação (Pv. 5:3,5; 7:5-13). Logo menos todo mundo fica sabendo quem ficou com quem e com quantas(os). De acordo com a Veja as próprias meninas se policiam porque sabem que, no fundo, os rapazes não gostam de meninas com esta fama;
Perda de testemunho (Mt 5:13). Os jovens dizem que ficam porque todo mundo fica. Mas quando um crente faz isso, imediatamente é lembrado pelos demais "mas você não é crente?". Pois é, até o mundo sabe que devemos ser diferentes, mesmo sem entender o porquê;
Sentimento de sujeira, de objeto usado. Se este normalmente já é o sentimento de um descrente, imagine um crente em uma situação desta, sabendo que seu corpo é o templo do Espírito Santo (1 Co 6:19, 1Ts 4:4)?
Processo de dessensibilização e frustração. Como vimos anteriormente, as pessoas que ficam com frequência acabam se tornando instáveis e insensíveis, pois o processo gradativo de relacionamento e compromisso é sempre interrompido devido aos interesses entre uma ou ambas as partes ser meramente físico. Esse egocentrismo (atender apenas aos interesses e necessidades próprios) pode, inclusive, atrapalhá-lo na busca por um relacionamento sério e mesmo durante o casamento.
Você estraga relacionamentos no corpo de Cristo (1 Ts. 4:3-8, Mt. 5:23-26). Caso a pessoa seja da igreja, a situação fica ainda pior. Ainda que tente retomar a amizade, o relacionamento ficará bastante abalado. O perdão e amor bíblico é aplicável (1Pe 4:8) mas evitar esta situação ainda é o mais sábio a ser feito.
Amados, sei bem que a pressão é grande e por isto mesmo não convém que fiquemos nos expondo a situações em que podemos cair. Paulo, em sua carta ao jovem Timóteo advertiu:
"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. " (2 Tm 2:22).
Assim, com bases bíblicas e entendendo exatamente o motivo e consequências de nossa decisão, façamos diferente e compartilhemos com os outros o motivo de nossa fé eterna. E lembre-se: pela graça de Deus você pode vencer as tentações deste mundo! (1 Co 10:13).